Artistas, produtores e secretarias discutem estratégias de fomento à cultura em Icapuí

Artistas e produtores culturais de Icapuí se reuniram na última sexta-feira, 20, com a Secretaria de Cultura e Juventude e a Secretaria de Turismo e Esportes, no Centro de Juventude e Cidadania (CJC), para dialogar estratégias de fomento à cultura local.

A assembleia discutiu o fortalecimento das ações culturais no município, através da elaboração coletiva de um banco de projetos em diversos setores da arte e cultura, além da construção de um calendário local de atividades para o ano de 2018, com possibilidade de um circuito itinerante de apresentações das manifestações e expressões culturais, em todas as comunidades do município.

O secretário de Turismo e Esportes Segundo Paz destacou que o desejo de realizar o projeto cultural é antigo.

"Desde o início da nossa gestão que tínhamos o desejo de colocar pra frente. Porém, tivemos antes que colocar para funcionar algumas coisas que não estavam funcionando corretamente. Finalmente, chegou a hora de pôr em prática o projeto que já tínhamos posto na mesa com o prefeito Lacerda".

Destacando a importância do trabalho conjunto entre a gestão municipal, artistas e produtores locais para desenvolver um trabalho cultural mais exitoso, o secretário de Cultura e Juventude Manuel de Freitas Filho destacou que o espaço está aberto a todos.

"Não queremos pensar esse projeto somente dentro das secretarias, o que não faz sentido, temos que escutar os artistas e produtores culturais para fechar a proposta", enfatizou.

O artista plástico Edyberto Reis sugeriu a implantação de escolinhas de artes nas escolas que contemplem, por exemplo, atividades de capoeira, artesanato, dança e teatro. "Através da capacitação dos jovens teremos mais propriedade nas apresentações", considerou.

ENCAMINHAMENTOS

Uma nova assembleia está marcada para o dia 4 de maio, no CJC, às 8h30 para apresentação dos diversos projetos e iniciativas dos próprios artistas e produtores locais.

Será criada uma comissão com a representação de diversos setores da cultura, com a proposta de, juntamente com a Secretaria de Cultura e Juventude, apresentar um banco de projetos ao governo municipal que discutirá a viabilidade de execução.