Festival Cassimiro Coco do Ceará chega a Icapuí em novembro

Icapuí será palco para o Festival de Cassimiro Coco do Ceará nos dias 8 e 9 de novembro. O evento apresenta uma das manifestações culturais mais tradicionais da região, a arte do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Oficinas, palestras e apresentações artísticas com mestres bonequeiros são algumas das atrações a se apresentarem na Praça Central Adauto Róseo.

O município conta com importantes representações dessa arte milenar e que tem ajudado na sua difusão pelo país: são os mestres Gilberto Calungueiro, Marquinhos Calungueiro e Miguel Calungueiro, um dos mais novos calungueiros do país, com apenas seis anos de idade, fruto do aprendizado tradicional da arte da qual a família é porta voz há mais de seis décadas.

A iniciativa tem o propósito de promover a Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, garantindo valorização, promoção e sustentabilidade a essa arte, além de promover a arte manual e secular de confecção de bonecos, fortalecendo o trabalho através da ligação com outras linguagens artísticas locais.

A realização do evento é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Cultura e Turismo.