O município

História

Icapuí é a terra da lagosta, onde o sol nasce primeiro no Ceará. Localizada no extremo leste do litoral cearense, Icapuí está a 201km da capital Fortaleza e faz divisa com o Rio Grande do Norte. Para chegar a Icapuí, os aeroportos mais próximos são: o Aeroporto de Aracati, a 60km; o Aeroporto de Mossoró, a 63 km e o Aeroporto de Fortaleza, a 201 km. O acesso rodoviário se dá pela CE-040, BR-116 e BR- 304. Com aproximadamente 20 mil habitantes, Icapuí tem 37 anos de emancipação política, tendo sido, até o ano de 1985, parte do território de Aracati - onde está localizada a Praia de Canoa Quebrada.

Com três áreas de proteção ambiental e rica biodiversidade, o turismo em Icapuí está fortemente relacionado à preservação ambiental e à sustentabilidade. Icapuí conta com uma diversidade de paisagens protegidas e conservadas nos seus 65km de litoral, algumas delas pouco exploradas, ponteadas por monumentais dunas, mangues, barra de rio e infinitos coqueirais, onde é possível se conectar com a natureza, sentir a brisa fresca, caminhar, se refrescar em piscinas naturais e mergulhar com peixinhos em águas cristalinas.

Ao todo, são 16 praias oficiais em Icapuí e algumas das mais famosas são a Praia de Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia de Peroba, Praia de Picos e Praia de Requenguela, que podem ser desbravadas em trilhas ecológicas e passeios de buggy ou quadriciclo por um cenário de cores que vai do Manguezal da APA da Barra Grande, ao maior conjunto de falésias da América Latina e à duna móvel mais alta do Ceará, na APA de Ponta Grossa. Para os amantes do kitesurf, os ventos sopram na direção da Praia de Tremembé, que oferece estrutura completa para quem quer viver momentos de muita adrenalina e aventura.

No céu, as aves migratórias e residentes completam o cenário para os amantes do birdwatching. No alto mar, as fontes de água doce e o capim agulha que desponta acima das ondas, alimentam o peixe-boi marinho, animal raro e em extinção presente nos mares de Icapuí, que pode ser admirado em passeios de barco. No Centro de Visitantes da ONG Aquasis, uma aula sobre os projetos de conservação dos peixes-bois e aves migratórias desenvolvidos em Icapuí. Na areia, brilho de prata, resquícios fósseis, vestígios coloniais em sítios arqueológicos que revelam o passado do lugar com origem nas comunidades indígenas, remontando à época dos descobrimentos, quando o espanhol Vicente Pinzón, em fevereiro de 1500, aportou em Ponta Grossa e descobriu o Brasil, em Icapuí, três meses antes de Cabral chegar à Bahia.

Release 1

A Cidade Cearense onde o sol nasce primeiro.

Um paraíso localizado no litoral cearense que fica a 201km da capital Fortaleza e faz divisa com o Rio Grande do Norte, é o lugar ideal para quem busca descanso e tranquilidade, contato direto com a natureza e inclusive com algumas espécies raras, além de ser um dos destinos preferidos dos apaixonados por esportes aquáticos.

No Ceará, o sol nasce primeiro aqui, e as possibilidades do que se fazer por cá são múltiplas, atendendo o interesse de uma diversidade de público e fazendo de Icapuí um destino imperdível. Historicamente com a passagem dos tropeiros no período das charqueadas se deu origem às casas alpendradas, existentes até os dias atuais e dão formas a cidade. Os vestígios coloniais em sítios arqueológicos que imprimem o passado e história do lugar, detalham a origem das comunidades
indígenas, e nos levam à época dos descobrimentos, quando o espanhol Vicente Pinzón, em fevereiro de 1500, aportou na praia de Ponta Grossa, em Icapuí, três meses antes de Cabral chegar à Bahia.

São 65km de costa litorânea e um total de 16 praias oficiais em Icapuí e algumas bem tranquilas como a Praia de Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia de Peroba, Praia de Picos e Praia de Requenguela ou a adrenalina da Praia de Tremembé, que oferece uma estrutura completa para quem quer viver momentos de muita diversão como a prática de esportes aquáticos como kitesurf.

A terra da lagosta não recebe essa identificação por menos, pois é um dos maiores produtores do crustáceo no Ceará e no Brasil. A culinária local é fortemente conhecida pelos pratos com frutos do mar como mariscos, camarão e peixes, e tem como o grande destaque os pratos à base de lagosta fresca. Além de comida saborosa, Icapuí é terra de gente hospitaleira que te abraça com um sorriso acolhedor e as suas histórias de vida inspiradoras; são pescadores, marisqueiras, labirinteiras, gente que ama o que faz e te leva a uma viagem de muitos descobrimentos.

Release 2

A responsabilidade com a preservação das espécies da fauna e flora

No extremo leste do litoral cearense, Icapuí é onde o sol nasce primeiro no Ceará. Localizado a 201km da capital Fortaleza, Icapuí faz divisa com o Rio Grande do Norte. Atualmente, o Município tem quase 40 anos de emancipação política, tendo sido, até o ano de 1985, parte do território de Aracati. Os principais acessos rodoviários se dão pela CE-040, BR-116 e BR-304 e os aéreos através do Aeroporto
de Aracati que fica a 60km; o Aeroporto de Mossoró que está a 63 km e o Aeroporto de Fortaleza.

Com três áreas de proteção ambiental (APAs), rica flora e fauna, o Município de Icapuí conta com uma grande diversidade de paisagens protegidas e conservadas em seu litoral. São 65 km de costa litorânea e 16 praias, algumas delas praticamente inexploradas. As mais conhecidas são a Praia de Ponta Grossa, Praia da Redonda, Praia de Peroba, Praia de Picos e Praia de Requenguela.

Em um cenário de cores, das paisagens de Icapuí destacam-se imponentes falésias e dunas, extensos manguezais, mares de águas cristalinas e vastos coqueirais. Em Icapuí, é também onde está a duna móvel mais alta do Ceará e o maior conjunto de falésias contínuas da América Latina. Essa natureza quase que intocável é um convite para o relaxamento e reconexão. Estar em Icapuí é a certeza que a experiência será completa e inesquecível.

Uma das atividades mais procuradas pelos visitantes é o passeio de barco para observação da vida marinha. São embarcações que levam os turistas para piscinas naturais e formações rochosas no mar, onde se pode mergulhar com os peixinhos em banhos de mar refrescantes. Além disso, em Icapuí, existem passeios de barco para observar e admirar os peixes-boi marinhos, patrimônio natural deste Município. O mar de Icapuí é o lar onde vivem, se alimentam e se reproduzem esses animais raros e ameaçados de extinção.

Outra atividade que desperta o fascínio dos turistas é o birdwatching: a observação de aves residentes e migratórias, que vem do Ártico para se alimentar e descansar em Icapuí. Os melhores horários para observá-las são no nascer e no por do sol. Dentre os principais locais para observação de aves em Icapuí estão as Praias de Requenguela, Ponta Grossa e Retiro Grande.

Com tanta riqueza e biodiversidade, Icapuí é o destino ideal para quem busca dias de paz e tranquilidade, conexão com a natureza e a comunidade local, sendo também destaque quando o assunto é turismo de base comunitária, com diversas ações da comunidade em parceria com a gestão municipal e ONGs que atuam fortemente no território, com o claro propósito de cuidar e preservar seus ecossistemas para as próximas gerações.

Em Icapuí, turismo e meio ambiente caminham sempre juntos, de braços abertos para receber todos aqueles que desejam ver, viver e sentir tantas belezas de forma responsável e sustentável. Descubra Icapuí!

Release 3

Campanha de promoção turística durante a Brazil Travel Market (BTM)

Descubra Icapuí. Paraíso localizado no litoral leste do Ceará, Icapuí lançou nacionalmente sua primeira campanha de promoção turística durante a Brazil Travel Market (BTM), um dos maiores eventos B2B de turismo do Brasil e o maior evento especializado em turismo do Norte e Nordeste, realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A ação busca posicionar e fortalecer a imagem de Icapuí como um destino imperdível, valorizando seus atrativos naturais e culturais para atrair turistas de que buscam experiências autênticas.

O lançamento da campanha para agentes e operadores de todo o Brasil aconteceu em conjunto com a capacitação da Rota das Falésias: roteiro turístico integrado que conecta as cidades do litoral leste cearense e que tem, em Icapuí, uma das maiores diversidades naturais do roteiro.

Icapuí traz uma proposta diferenciada para quem busca tranquilidade em contato com uma natureza rica e preservada, em áreas de proteção ambiental, com animais raros e ameaçados de extinção, além de diversas atividades em contato com os saberes e fazeres das comunidades. Um lugar em que luxo é ser sustentável e que preza por desenvolver o turismo de forma responsável.

A campanha Descubra Icapuí foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae, através da Ori Brazil, e utiliza imagens que ressaltam o charme, a cultura e a diversidade de cenários e cores, paisagens e ecossistemas, além das muitas experiências que o destino pode oferecer. A campanha promocional também inclui uma série de ações voltadas para o engajamento digital, para alcançar um público nacional e internacional que valoriza destinos sustentáveis e experiências de turismo responsável, através do instagram @descubraicapui.

Durante o evento de lançamento, a Secretária de Cultura e Turismo de Icapuí, Riana Rocha, enfatizou a riqueza, diversidade e versatilidade do destino. “Icapuí é um refúgio que combina natureza exuberante, cultura local e hospitalidade, sendo ideal tanto para quem busca sossego e descanso quanto para os amantes de esportes náuticos”, afirmou. Rocha também ressaltou que a cidade tem se estruturado para receber cada vez mais turistas, investindo em novos equipamentos turísticos e capacitações de seus empreendedores locais, preparando-os cada vez mais para o relacionamento direto com o mercado.

Além do lançamento nacional para os agentes de viagens, a campanha contará com um lançamento para o trade local durante o II Seminário Inspira Turismo, e seguirá com a disponibilização de materiais promocionais em plataformas digitais, participação em feiras de turismo e colaborações com influenciadores e agências de viagem. A iniciativa faz parte do esforço contínuo de Icapuí para se posicionar como um destino de destaque no cenário turístico nacional, e de extrema relevância no mix de atrativos ofertados da Rota das Falésias.

Release 4